Buscar
  • Fusca a Dois

O mapa do tesouro do viajante, ioverlander

Sair viajando por aí sem saber onde vai dormir cada noite pode parecer meio assustador. Confesso que essa também já foi minha preocupação. Mesmo tendo boas barracas pra poder acampar em qualquer lugar, achar um local tranquilo, seguro e de preferência agradável pra passar a noite às vezes é um pouco difícil, dependendo da cidade que você esteja. A gente já achou ao acaso vários lugares incríveis pra acampar, alguns até bem escondidos que descobrimos por pura sorte. Lembro da praia deserta em Colônia do Sacramento no Uruguai, da beira do rio em Carmen de Patagones na Argentina, do refúgio nas pedras à beira do Pacífico em Caleta Totoralillo no Chile. Todos lugares incríveis que descobrimos indo até o final de caminhos desconhecidos só pra ver onde ia dar. É maravilhoso encontrar lugares assim, sem esperar, mas você também pode usar ferramentas que estão aí pra facilitar a vida dos viajantes. Um aplicativo que usamos muito é o ioverlander. Ele funciona com o GPS e mostra no mapa lugares seguros pra passar a noite, tanto pra montar acampamento quanto pra alugar hospedagens.

A grande sacada do ioverlander é que ele é abastecido pelos próprios viajantes. Qualquer pessoa que descobrir um lugar tranquilo pra acampar que ainda não esteja marcado no mapa pode fazer uma descrição do local, bater fotos e adicionar ao aplicativo pra que outros usuários possam ver quando passarem por ali. Procurando bem você pode encontrar desde um camping mais afastado que não encontraria anunciado em lugar nenhum, até a casa de alguma família com um quintal grande que goste de receber viajantes. Como assim um quintal de família? É isso mesmo. Como são viajantes que marcam os locais no mapa você pode achar lugares pra se hospedar bem inusitados. Um exemplo aconteceu com a gente em Santiago no Chile. Chegamos lá por volta de 8hs da noite e nos deparamos com uma metrópole gigante, sem fazer ideia de onde seria seguro acampar por ali. Abri o ioverlander e fiz uma busca rápida pelo mapa. Tinha muitos hotéis, hostels, alguns campings mais afastados, algumas praças marcadas como seguras, mas o que mais me chamou atenção foi uma marcação mais afastada da cidade, dizia que tinha espaço pra acampar e se chamava Casa da Tita. Na descrição que foi feita pelo filho do casal dizia que seus pais, que já tinham um pouco mais de idade, moravam sozinhos numa casa tranquila afastada do centro e que adorariam receber viajantes que estejam de passagem e precisem de um lugar pra ficar. Ligamos pro telefone marcado e a própria Tita atendeu. Disse que podíamos ir pra lá que ela tinha como nos receber. Era uma casa simples mas grande, com um terreno enorme atrás onde montamos nosso acampamento.

O casal que morava na casa, a Tita e o Moris, eram muito queridos, tanto que acabamos ficando lá quase uma semana. Podíamos usar a casa sem nenhuma restrição, a cozinha, o banheiro, tinha até um piano na sala que foi um feliz achado pra mim que fazia tempo que não tocava. Aprendi muito da história do Chile com o Moris e passei ótimas tardes tocando músicas com a Tita que manda muito bem no violão. Uma experiência maravilhosa que não seria possivel sem o ioverlander.

Outra vez que ele nos salvou foi no Peru, já estava escuro e não sabíamos onde passar a noite. No aplicativo encontrei uma marcação no mapa que se chamava Casa da Árvore. A descrição falava de um casal "muy buena onda" que tinha muito espaço no quintal e podiam receber viajantes acampados. Fomos até lá conhecer quem eram e saber se podiamos ficar. Era uma casa simples com uma família muito querida, dois filhos pequenos, 3 cachorros, 1 gato, 2 galinhas peludas e um pombo. Tinha um casal de Colombianos que também estava acampando lá. No fim passamos 4 dias na companhia da família, aprendendo um pouco mais sobre os costumes peruanos. Fomos até na inauguração de um bar vizinho de onde estávamos acampados, com direito a banda ao vivo e muito cúmbia. Mais uma experiência que não teríamos vivido sem a ajuda do ioverlander.

Independente de onde você estiver esse é um aplicativo que pode salvar quando precisar de uma boa indicação de lugar pra dormir. Se procurar com cuidado dá pra encontrar o lugar perfeito, que além de segurança pra passar a noite pode te trazer bons amigos que você não conheceria sem a ajuda dessa ferramenta fantástica pra todo tipo de viajante.

Adriano Medeiros, Medellín, Colômbia, 28 de outubro de 2019.

460 visualizações

Rua Huberto Rohden 226

Campeche, Florianópolis, SC 88065-030

Explore

Help

Sociais

Newsletter

Receba nossas novidades e atualizações

Tel: 48 3050-2122

Endereço: Rua Huberto Rohden, 226 - Florianópolis/SC - CEP: 88065-030 (Não temos loja de fábrica) 

Razao Social RAPHAEL YURI COELHO PRATA 02194513116 CNPJ: 29.783.981/0001-72
Contato para atendimento: contato@fuscaadois.com.br
2019 © Fusca a Dois - Todos os direitos reservados

0